segunda-feira, 25 de julho de 2011

Sobre a fauna do Escritório Mukharajj de Nova Lima-MG : Micos aprontando; Jacus e Esquilos trabalhando em parceria

O Escritório Mukharajj  de Nova Lima-MG está localizado no meio de uma floresta de cerrado, povoada por micos, jacus, esquilos, dentre outros bichinhos. Nossos visitantes mais assíduos são os  micos do tipo estrela, as vêzes denominados saquis, ou macacos platissinos.  São muito simpáticos, chegam cedo... e ficam esperando por bananas. Os mais atrevidos, quando não encontram comida no jardim, tentam entrar pela janela da cozinha. 
Dos visitantes, os mais ariscos são os Jacus de topete pardo avermelhado (nome científico:  Penélope Ochrogaster). De acordo com o site ambientebrasil.com.br,   são aves arbícolas, menores que os Mutuns, são  pouco estudadas e ameaçadas devido à destruição do seu habitat natural. Estas aves   são encontradas no Brasil, nas matas do centro-oeste de MG até o Mato Grosso (Rio das Mortes). Os Jacus do nosso escritório vivem em bando (são uma família), e adoram comer os abacates que temos no jardim. Eles estabeleceram uma espécie de “sociedade” com um casal de esquilos, que também são assíduos visitantes do Mukharajj Nova Lima.
Funciona assim: os esquilos sobem pelos abacateiros e roem os abacates maduros, até os frutos caírem no chão. Caídos os frutos selecionados pelos esquilos, os jacus se aproximam e desfrutam do banquete. Satisfeita toda a família, saem novamente em revoada  mas deixam sempre uma casquinha de sobremesa para os esquilos!
Nas fotos vocês podem observar os micos,  um dos esquilos e as marcas deixadas num abacate pelos dentes dos “serelepes”.


segunda-feira, 4 de julho de 2011

Horta Medicinal

Para bem atender nossa Escola de Sabores & Saberes bem como nossos cursos e parceiros, implantamos uma horta medicinal e estamos em fase de conclusão  de uma horta mandala para nossa Cozinha Vibracional.  Vai aqui uma pequena imagem de como está ficando nossa horta medicinal.  Assim que a horta mandala ficar pronta, postaremos fotos dela também.



Nossos Lagos

Estamos remodelando nossas águas, fontes e poços.  Após um intenso trabalho, conseguimos terminar a reforma de nossos lagos, que são 7 ao todo.  O inverno é tempo de cuidar das águas, renovando-as, para que o prana delas se purifique.  Assim, quando a primavera e o verão chegarem, as energias das águas estarão já plenamente circulando.  Vai aqui um pouco da imagem de como nossos lagos ficaram.  Mas, ainda temos muito trabalho pela frente, tal como a implantação de paisagismo no entorno deles, dentre outras coisas. 

Nova Visita ao IMA-Franca - SP

Mais uma vez, fomos ao IMA ( Instituto de Medicina do Além) com tripla finalidade: 1)fazer uma palestra sobre o Brasil, sua história, destino e missão; 2) encontrar com a Professora Cleonice e o Gilson, que cuidam e administram o sítio de fitoterapia do IMA, de onde saem mensalmente as plantas fitoterápicas que  são montadas no laboratório do IMA revertendo-se em medicamentos que são distribuídos gratuitamente à população;  3)entregar as bolachas da multimistura que desenvolvemos em nossa cozinha vibracional para serem desenvolvidas na cozinha do IMA para ser distribuída gratuitamente à população junto com a cesta básica que é doada mensalmente à população carente. 

Nossa visita foi proveitosa para ambos os lados.  Reafirmamos nosso compromisso de mútuo apoio institucional, criando uma ponte entre Rio-Franca, tendo a fitoterapia como elo de ligação entre nós.  De quebra, trouxemos mais algumas mudas de plantas medicinais para enriquecer nosso acervo, doadas gentilemente tanto pela professora Cleonice quanto por Gilson, seres humanos formidáveis que se desdobram em gentileza e prestam serviço desinteressado à comunidade. 

Aqui um registro entre nós, com a presença da pequena Lívia.  Observe que magnífico essa alameda de "velho da montanha" que abre a entrada do sítio do IMA.  Em outra foto, vemos o curioso formato da bolsa de sementes do "angerico", conhecido também como "papo de perú",  planta medicinal nativa do Cerrado brasileiro.  É uma planta trepadeira que produz flores com cor de carne e odor de peixe podre, para atrair os insetos, auxiliando na polinização, é antisséptica, sedativa e antiofídica, entre outros. 

O IMA realiza um trabalho singular onde a espiritualidade se funde à ciência para bem servir à humanidade.