O Escritório Mukharajj de Nova Lima-MG está localizado no meio de uma floresta de cerrado, povoada por micos, jacus, esquilos, dentre outros bichinhos. Nossos visitantes mais assíduos são os micos do tipo estrela, as vêzes denominados saquis, ou macacos platissinos. São muito simpáticos, chegam cedo... e ficam esperando por bananas. Os mais atrevidos, quando não encontram comida no jardim, tentam entrar pela janela da cozinha.
Dos visitantes, os mais ariscos são os Jacus de topete pardo avermelhado (nome científico: Penélope Ochrogaster). De acordo com o site ambientebrasil.com.br, são aves arbícolas, menores que os Mutuns, são pouco estudadas e ameaçadas devido à destruição do seu habitat natural. Estas aves só são encontradas no Brasil, nas matas do centro-oeste de MG até o Mato Grosso (Rio das Mortes). Os Jacus do nosso escritório vivem em bando (são uma família), e adoram comer os abacates que temos no jardim. Eles estabeleceram uma espécie de “sociedade” com um casal de esquilos, que também são assíduos visitantes do Mukharajj Nova Lima.
Funciona assim: os esquilos sobem pelos abacateiros e roem os abacates maduros, até os frutos caírem no chão. Caídos os frutos selecionados pelos esquilos, os jacus se aproximam e desfrutam do banquete. Satisfeita toda a família, saem novamente em revoada mas deixam sempre uma casquinha de sobremesa para os esquilos!
Nas fotos vocês podem observar os micos, um dos esquilos e as marcas deixadas num abacate pelos dentes dos “serelepes”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário